::: Culinária :::

Brasil. Um país de enorme extensão e diferentes costumes, assim como sua culinária. Em meio de tantas regiões e sub-regiões as condições locais se integram as principais correntes que formam a cozinha brasileira: a do índio, a do negro e a de vários países europeus que há muito vem ajudando a formar esta nação. Todos deixaram sua marca nesta cozinha que é a cara do Brasil. Uma feliz combinação de etnías e costumes.

Da utilização dos ingredientes existentes no quintal ou no sitio (porco, ovos, frango, horta) surgem a chamada "cozinha de quintal" predominante em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goias.

Minas nasceu insular, isolada do mar e voltada para o interior. Hoje em dia o sentimento de "mineiridade" e o apego as tradições que se vê nas cidades do interior, são fatores importantes para manter autentica sua cozinha.

Nas velhas fazendas, antes da era da refrigeração, a carne de porco era cozida e conservada em latões de gordura (confi). Um habito que foi praticamente esquecido. Mas o "confi" é ainda uma das grandes especialidades da cozinha regional do sul de Minas. A "fornalha" (um forno de barro ou de cupinzeiro) não pode faltar nas fazendas onde alem das quitandas (sequilhos, broas e biscoitos de polvilho) é elaborado o famoso leitão à pururuca. 

Itamonte, assim como todo o sul de Minas, recebe de braços abertos a introdução de novos ingredientes na sua culinária como as trutas que já são agora criadas em varias fazendas, o pinhão (semente-pinha da araucária ou pinheiro do Paraná) e a deliciosa utilização das frutas de clima temperado para a produção das tradicionais compotas, geléias e doces mineiros.

Sem esquecer o tradicional "café com leite" que tornaram do sul de Minas o "cheiro doce" do Brasil.

 

 

VACA ATOLADA

Ingredientes: 1 kg de mandioca (aipim) / 1 kg de costela de vaca

dafdsafdasfdasfdas

Modo de fazer: dfdasfdasfdas

dafdafdasfasd

CANJIQUINHA

Ingredientes: 500g de quirera de milho / sal a gosto / pimenta do reino a gosto / 500g de costelinha de porco / 300g de lingüiça de porco / 2 colheres de sopa de banha de porco / 1 cebola picada / 2 dentes de alho picado / 1 colher de sopa de cebolinha picada / 1 colher de sopa de salsinha picada / 2 limões.

Modo de fazer: Deixe de molho a quirera em água por uma hora, depois cozinhe com bastante água por uma hora e meia para amolecer. Mexa com a colher de pau de tempo em tempo para evitar que grude no fundo. Tempere as costelinhas com sal, pimenta e limão. Esquente a banha de porco numa frigideira grande com fogo forte, frite as costelinhas até ficarem bem douradas, reserve, em seguida frite as lingüiças, reserve. Na mesma frigideira, doure as cebola e o alho. Acrescente então o tomate, baixe o fogo e refogue por 10 min. Raspe o fundo para aproveitar o suco das frituras anteriores. Coloque meia xícara de água, volte as carnes a frigideira e deixe no fogo por mais 5 min até a água se evaporar e o molho engrossar. (fica um molho escuro, quase ferrugem)

Verifique se a canjiquinha esta macia, caso positivo, misture o refogado e cozinhe por mais 30 min em fogo baixo. (mexendo de tempo em tempo) Se a canjiquinha estiver meio seca, agregue mais água.

A canjiquinha é uma sopa grossa quase uma papa. Sirva com couve refogada.

 

 

LEITÃO À PURURUCA

Ingredientes: 1 leitão de 10 kg aproximadamente / 50g de alho / 100g de sal / pimenta do reino a gosto / cebola a gosto / 3 colheres de sopa de óleo.

Modo de Fazer:

Depois de morto, limpar e cortar os quartos

furar com uma faca as partes do porco pelo lado de dentro, tendo o cuidado de não furar o couro, Misturar todos os temperos  e aplicar em todas as partes, principalmente onde foi furado. Deixe nesse tempero pelo menos por 6 horas virando sempre os pedaços. Pré aqueça o forno e quando estiver bem quente coloque o leitão para assar  com a pele para o lado de cima. Proteja o rabo com papel alumínio para não torrar.

DICAS: Não abrir o forno antes de 1 hora

            Não coloque cebolas em cima da pele

            Não fure a pele

            Asse em forno quente e sirva quente

Cortesia de Aurea  extensionista da EMATER / MG

BOMBOM DE PINHÃO do Campo Redondo

Ingredientes: 3 ovos / meio kg de pinhão cozido, descascado e moído / 250 g de açúcar / 2 colheres de sopa de chocolate em pó.

Modo de fazer: Junte o pinhão, o açúcar e o chocolate em pó e leve ao fogo por 5 minutos. Retire do fogo e acrescente os ovos. Mexa rapidamente e volte ao fogo até o ponto de despregar da panela. Espere esfriar. Enrole as bolinhas e glacê no chocolate branco ou preto.

 

 

Filé de Truta ao molho de maçã verde com camembert

Ingredientes: 6  trutas (fresca) / 500ml molho a la creme / 2 unidades de maçã verde / 100g de queijo camenbert / 50g de bacon / Sal (a gosto) / Pimenta do reino (a gosto) / Vinho espumante (chandon) /  100g alho-poró (em rodelas) / 50g de cebola / ) / 80ml de azeite de oliva / 150g de farinha de  Pinhão moído (de araucária) ou farinha de trigo / papoula.

Modo de fazer: Desossar as trutas. Tempere o file fresco com sal e pimenta do reino, Em uma frigideira: agregue azeite de oliva e refogue o alho-poró em rodelas, o bacon e a cebola. Agregue o espumante, ate reduzir 50%. Acrescente o camenbert picado, o molho a la creme e deixar dissolver o queijo. Acresentar a maçã e deixar ferver. Passar os files de truta na farinha de pinhão ou de trigo e frigir no azeite. Colocar o molho no fundo do prato, colocaratruta sobre o molho e guarnecer com batatas cozidas na manteiga.

 Bom apetite!!!

 

BROA DE MILHO

a

 

Rota Turismo

Rua Presidente Vargas, 455 - Centro - Itamonte-MG

Fone: (35)3363-3207