Circuito Terras Altas da Mantiqueira !!!

Itamonte

De fácil acesso a apenas três horas do Rio e três horas e meia de São Paulo, Itamonte é uma excelente opção de lazer...O município de Itamonte localiza-se dentro da APA da Serra da Mantiqueira, que oferece belas paisagens e ótimas opções de turismo aventura e ecológico. Cruzada por parte da "Estrada Real" , o casarão do Engenho de Serra serviu de pousada para a Princesa Isabel para seu percurso a Caxambu. Incrustada nas montanhas de dois Parques, Itamonte tem vários atrativos naturais: corredeiras, cânion de 150m de altura, cachoeiras, escorregas naturais, tudo isto dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio. Também tem áreas para vôo livre, e esportes de montanha como poucos no Brasil, no Pico das Agulhas Negras e Prateleiras na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, cujo acesso é por Itamonte. Tudo isto e muito mais você encontrará em Itamonte, Serra da Mantiqueira o roteiro certo para os amantes da natureza

Itanhandu

Com uma população de maioria urbana, Itanhandu começa a ser conhecida como "Cidade Saudável", reservando aos turistas, que por aqui passam, surpresas agradáveis. Com uma extraordinária beleza natural, a cidade passa a ser uma opção para quem busca descanso, lazer e beleza. O Patrimônio Histórico de Itanhandu vem sendo reconhecido através do Inventário de Bens Imóveis, elaborado numa parceria entre IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e a Prefeitura Municipal, tendo como objetivo a preservação dos imóveis que refletem um pouco da história e da cultura do povo de Itanhandu. Várias opções de entretenimento são oferecidas aos adeptos da natureza, como um delicioso banho de cachoeira, poços naturais de água limpa, esportes como montanhismo, ciclismo, vôo livre ou, simplesmente, uma caminhada entre animais silvestres e vegetação bela e diversificada, cavalgadas na Serra do Condado, no Alto das Posses, os Enduros à Pé ou de Jeep, por trilhas ecológicas. Em todas as comunidades encontram-se trabalhos em ponto de marca, crochê, abrolhos, além do queijo "Tipo Minas", os doces caseiros, as cerâmicas tipo exportação e o artesanato vendido na antiga Estação Ferroviária, hoje, denominada Estação das Artes.

Passa Quatro

Passa Quatro devido a sua localização ideal, clima saudável e facilidade de comunicação, integra o Circuito das águas e é dos mais procurados pontos turísticos de Migas Gerais. Ao lado da qualidade de sua água, oferece iNúmeros atrativos, como o Campo do Muro, uma misteriosa muralha nos contrafortes da Mantiqueira; a gruta das Andorinhas, uma seqüência de corredeiras, cascatas e grutas escavadas na rocha; o Quilombo, uma série de cachoeiras próximo às ruínas de quilombos dos séc. XVII e XVIII, ou o túnel da Mantiqueira, inaugurado por Pedro II, o pico do Itaguaré, um dos mais altos do Brasil, a Floresta Nacional do Pinho, a serra do Cantagalo e a toca do Lobo. É de se destacar, também, a produção artesanal de vinho pela colônia italiana e a temporada de pesca às trutas, quando diversos criatórios soltam milhões de peixes que, pescados, podem ser preparados in loco.